26/11/2010

“AOQUISTOCHEGOU”

"Estou pronto para Governar com o FMI."

(Pedro Passos Coelho )

Se um tipo não se incomoda com isto, então incomoda-se com o quê?


25/11/2010

Hoje quando acordei.

Não é preciso dizer mais nada.....

Assim Basta! Entende quem quer, quem não quer continua a assobiar para o ar.

“...Na terça feira Pedro Passos Coelho considerou "correcto que exista um regime de contenção da despesa adaptado à circunstância de as empresas estarem no mercado"...isto a respeito da aprovação do regime de excepção proposto pelo PS”

“...Rui Rio qualificou então de "pouca vergonha" e "incompetência" a alteração ao Orçamento do Estado para 2011 que permite ao sector empresarial do Estado aplicar "com adaptações" os cortes salariais impostos aos funcionários públicos....”

“Hoje Pedro Passos Coelho afirmou ..."Os sacrifícios vão ter de ser distribuídos por todos e eu espero que seja isso que vá acontecer....

Com papas e bolos, se enganam os tolos...

24/11/2010

O que aí vem...

"...Dublin, 24 nov (Lusa) - O Governo irlandês apresentou hoje o "Plano Nacional de Recuperação" para os próximos quatro anos, que prevê o despedimento de 24.750 funcionários públicos, cortes de três mil milhões de euros nos benefícios sociais e um aumento generalizado de impostos...."

Para alguns! Os outros, não os mesmos, poderão ser alvo do regime de excepção entretanto já aprovado. Por isso mesmo. 

23/11/2010

Quando a solidariedade é uma palavra vã.

Começo por fazer uma declaração de interesses. Nunca votei CDS, nunca votei PSD, votei CDU por uma vez nas eleições locais e PS sempre que a minha disponibilidade para colocar o boletim de voto na urna o permitiu e o que estava em causa no País assim o justificava.

Foi por isso com enorme desagrado que li hoje a notícia que o PS e o PSD, um mais escondido que o outro, aprovaram o regime de excepções aos cortes salariais na função pública. Para ser directo tal regime significa apenas isto, os mesmos de sempre pagam a crise, os outros, os que mais ganham, ficam a ver o filme. Justificação para isto, simples, eles são muito bons e se não lhes pagamos bem podem fugir.

O argumento agora invocado para justificar tal regime de excepção é exactamente o mesmo que sempre tem sido usado para justificar medidas similares.

O que pergunto é o seguinte. Se são assim tão bons, porque chegou o País ao ponto em que está? Mais,  fogem para onde? O (ex) governador do banco de Portugal, o tal que previu coisa nenhuma, ganhava quando cá estava cerca de 250 000 euros por ano, quase o dobro que o presidente da reserva federal dos Estados Unidos e apenas os governadores dos bancos centrais de Hong-Kong e Itália auferiam mais do que Vítor Constâncio. Assumindo que os restantes membros da camarilha devem andar pelos mesmos referenciais em termos relativos, se lhes cortassem o salário para onde iriam eles? Isto para já não falarmos no que significa ser solidário.

O que está em causa neste momento com mais esta jogada é simples. A vergonha perdeu-se e, se ainda havia a esperança que tais comparsas fossem por esta vez capazes de mostrar honra e solidariedade com os seus compatriotas, esta esfumou-se. A máscara caiu, de vez!

Resta aos Portugueses mostrar do que são capazes e acreditar que mais vale pobre e com honra do que submisso...

A greve geral nada resolverá, mas pelo menos poderá ser um começo. É necessário varrer a camarilha mafiosa do poder, de todo e qualquer poder e, para que fique claro, não me refiro só a Sócratese e ao PS. O recado aplica-se a todos, com muito poucas excepções.

"...Os "trabalhadores das empresas públicas de capital exclusiva ou maioritariamente público, das entidades públicas empresariais e das entidades que integram o setor empresarial regional ou municipal" era o texto original da proposta de lei do Orçamento, ao qual o PS acrescentou hoje a expressão "com as adaptações autorizadas e justificadas pela sua natureza empresarial".

O texto não especifica que adaptações serão autorizadas, quem as autorizará nem o que constitui uma justicação de "natureza empresarial" válida...."in SiC online

21/11/2010

Um ano!

O Messines-Alte completou hoje, dia 21 de Novembro, um ano de existência. Está mais velhinho, embora ainda imberbe, já anda, o que não é pouco.


Obrigado a todos os que contribuíram para este ano de vida.

Para breve, em 2011, uma nova etapa.

20/11/2010

Fish are Friends not Food....

"Vaticano prepara “circular” aos bispos com "programa eficaz" sobre pedofilia".in Público


17/11/2010

Retrato de um jovem promissor....

O Jornal Público trás hoje à estampa o retrato de um jovem português cuja ascensão meteórica na política nacional, só tem comparação em outros tantos, jovens e menos jovens, de vários partidos nacionais, que se têm governando e continuam a governar à custa de todos nós. Os exemplos abundam, alguns até num “cinema” próximo de si.

“Um jovem de 26 anos, sem currículo profissional nem formação de nível superior, foi contratado, em Dezembro, como assessor técnico e político do gabinete da vereadora Graça Fonseca na Câmara de Lisboa (CML). Remuneração mensal: 3950 euros ilíquidos a recibo verde. Desde então, o assessor - que estava desempregado, fora funcionário do PS e candidato derrotado à Junta de Freguesia de Belém - acumulou esse vencimento com cerca de 41.100 euros de subsídios relacionados com a criação do seu próprio posto de trabalho.
Filho de um funcionário do PS que residiu até 2008 numa casa da CML com uma renda de 48 euros/mês, Pedro Silva Gomes frequentou o ensino secundário e entrou muito novo para os quadros do partido..... Logo em Dezembro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) aprovou-lhe também um subsídio, não reembolsável, de 57.439 euros, para apoio ao investimento na Construway e para a criação de quatro postos de trabalho, incluindo o seu. Deste valor Pedro Gomes recebeu 26.724 euros ainda em Dezembro, sendo 4086 para investimento e 22.637 para os postos de trabalho....pode ler mais aqui...”

07/11/2010

Não é preciso dizer mais nada....

"..... Na última década, Portugal foi dos países que menos cresceram no mundo, junto com o Haiti (leram bem, o Haiti) e a Itália. A Itália está entre as dez primeiras economias do mundo e nós não. Não crescemos porque, entre outras coisas, o sistema de Justiça não funciona nem é célere, porque a corrupção se disfarça de burocracia e porque a produtividade é baixa num modelo de desenvolvimento económico falhado. Aqui chegados, ao modelo falhado, devíamos estar a arregaçar as mangas e a cavar um novo trilho, com gente nova. Certo? Errado. Cavaco Silva, que foi o maior responsável desse modelo falhado, recandidata-se como se nunca tivesse estado lá e confessa-se "triste" com a nossa crise; e o homem que o PSD arranja para a mesa das negociações com o PS, sobre esse documento mítico que dá pelo nome de Orçamento, é o mesmo que conhecemos do tempo de Cavaco primeiro-ministro. Ou seja, um dos responsáveis. Entre Catroga e Teixeira dos Santos, descubra as diferenças.

...é preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma. ...."  Clara Ferreia Alves, in expresso