17/10/2010

Buraco do Remexido

Tentei há uns tempos atrás voltar ao buraco do remexido, tentei mas já não consegui dar com aquilo. Andei lá por perto, mas nada. Assumo-o esquecido e enterrado.


No entanto, não há muito tempo atrás, a excursão ao buraco do remexido fazia parte das dores de crescimento de muitos dos jovens de Messines. Eu fui daqueles que também lá fui, embora deva dizer que não passei da primeira galeria, ou seja limitei-me a dar um pequeno salto para a entrada que dava acesso ao primeiro túnel, este bem estreito por sinal e que muitos ousaram atravessar, foi sempre para mim uma barreira que não quis sequer tentar ultrapassar. Não me arrependo, até gosto da minha dose qb de claustrofobia.

Contavam-se imensas histórias sobre essas excursões e lembro-me de ter visto fotografias de alguns enlameados lá dentro. Verdades ou mentiras, as histórias que se contavam, não sei, mas não ficarei surpreso se como tudo indica, por lá alguns fracos fizeram força e muitos fortes se borraram.

7 comments:

  1. Também tentei lá voltar. Acabei a pensar que já não existe!!! Mas fui daqueles que ficaram à porta quando era mais novo, com medo e receio, lá está a dose de claustrofobia, a minha muito maior que me impede ainda hoje de entrar nos elevadores...

    ReplyDelete
  2. Olá pessoal amigo... pois eu fui ao "buraco do Remexido" uma dezena de vezes. Deliciava-me a observar naquele pequeno antro rupestre o brilho intenso, sob a luz das lanternas eléctricas, das estalagmites e das estalactites. Cheguei a acampar de um dia para o outro mesmo ao lado da pequena abertura vertical que possuia. Infelizmente, tudo foi tapado aquando da construção da estrada. As grutas não eram grandiosas, o acesso entre elas era quase impraticável, mas eram intessantes, atentendo até que havia formações geológicas com centenas de milhares de anos. Julgo que naquele vale devem existir mais grutas semelhantes à "do Remexido". Abraço do LBorrela

    ReplyDelete
  3. o buraco ainda lá está e parece que ainda funciona, apesar da estrada que lhe passa por cima. ainda deverá estar acessível, porque não há muito tempo vi ali pela zona um grupo de grande daqueles gajos de capacete na cabeça, com uma luzes à frente. se a memória não me atraiçoa se fores pela estrada deve estar sensivelmente a meio da recta.

    ReplyDelete
  4. lb,

    isso não seriam os gajos da EDP???

    ;-)

    ReplyDelete
  5. Caro Leonel,

    obrigado pela sua história, essa do acampar à porta do BR era coisa que não sabia. Mas, também o fiz, junto à ribeira do arade, onde uma noite fui até convidado a ir beber um copo à casa do Leontino.

    PS-já foi contactado pela Sociedade?

    ReplyDelete
  6. Boa tarde,

    Eu tenho um livro do Remexido! Infelizmente, não está completo.

    Era do meu bisavô e foi editado há 121 anos!

    Cumprimentos,
    José

    ReplyDelete
  7. Boa tarde caros amigos, um dos gajos de capacete deveria ser eu kkkk.
    A entrada ainda existe abraço

    ReplyDelete