23/10/2010

tempos complicados

Quando Margaret Tatcher subiu ao poder em 1979, o Reino Unido iníciou um dos seus períodos mais negros em termos sociais. Sob o governo Tatcher, a produção industrial diminuiu drasticamente aumentando o desemprego, triplicou desde a sua subida ao poder e a proliferação de falências.


..à austeridade que acompanhou a sua administração, dado que o objetivo de reduzir a inflação era prioritário. Não obstante, durante seu governo a inflação dobrou entre 1979 e 1980 (de 10 para cerca de 20% a.a.), e retornou aos dois dígitos no final de década de 1980. Em meados de 1981 a economia do Reino Unido mergulhou numa profunda recessão. Quando o nível de desemprego atingiu o recorde de 3 milhões [3] (era menos de 1 milhão na posse Thatcher), as críticas às suas políticas econômicas se multiplicaram. Em 1981, numa famosa carta ao jornal Times , 365 economistas conclamaram o governo Thatcher a mudar as diretrizes de sua política econômica e a pôr um fim à recessão....fonte wikipedia

Com o aumento do desemprego, aumentaram também as filas de pessoas à porta dos “job centers”, tentando aceder ao subsídio de desemprego, como é normal para o fazer têm de preeencher um impresso, designado por Unemployment Benefit 40 .

Foi desse impresso e ao encontrarem-se na fila do centro de emprego, que os irmãos Ali (voz e guitarra) e Robin Campbell (guitarra), Earl Falconer (baixo), Mickey Virtue (teclados), Brian Travers (saxofone), Jim Brown (bateria) e Norman Hassan (percurssão), retiraram o nome do agrupamento musical UB40 que vieram a formar.


Mesmo em situações complicadas, há sempre saída. O que é preciso é descobrir onde está a porta.

No comments:

Post a Comment