24/11/2009

Um Bocadinho da Nossa História: S.B. Messines também faz Rock.

Desde já confesso, a minha aptidão para tocar viola, bateria, ou qualquer outro instrumento musical, à excepção de batuques, só é comparável à habilidade demonstrada por Quique Flores na direcção da equipa de futebol sénior do meu Benfica. Um verdadeiro desastre. Com isto desde já aviso, eu não me encontro no vídeo que podem ver mais abaixo. Não estou lá, mas gostava de estar.

A vida é assim. Sempre tive a ambição, não concretizada, de um dia vir a ser capaz de dar um ou dois acordes numa viola. Não procuro sucesso nessa área, mas que gostava de poder tocar para me entreter, gostava.

Mas o que aqui nos trás não sou eu, mas sim a capacidade demonstrada por quatro jovens de Messines para romper as barreiras da interioridade e sair da mediania, levando longe um projecto musical que, quem sabe, poderia até ter ido mais além. Não foi, tenho pena.

Um deles é alguém com quem não falo vai para mais de vinte anos. Tudo por uma idiotice de infância que não vem aqui ao caso. Apesar disso continuo e sempre continuei a considerá-lo meu amigo. Como já uma vez disse, os meus amigos-de-infância são isso mesmo, amigos, sempre!

Haverá por aí alguém capaz de identificar, fazendo-lhes justiça, mais este grupo de intrépidos Messinenses?

9 comments:

  1. Simplesmente fantático!
    Lembro-me perfeitamente disto, a malta parou para ver na televisão, quem acabou por ganhar foram os Quinta do Bill.
    Quantos aos conterrâneos só não os reconhecem aqueles que têm menos de 30 anos. para quem não consegue cá vai uma ajuda: Rui (pulga), Rui Farinha, Quim Mourinho e Paulo (Petcha).

    ReplyDelete
  2. caro Anónimo.

    Obrigado pelo seu comentário. Acertou em cheio nos quatro. A população de Messines tem destas coisas. Sabe mostrar-se solidária.

    cumprimentos

    ReplyDelete
  3. E recordam-se dos Simplesmente maria?

    ReplyDelete
  4. cara HC,

    essa não recordo. Era música ou grupo? de Messines?

    ReplyDelete
  5. Se não estou em erro, era um grupo de Silves de malta amiga dos Flávio com F de Folha, em que a vocalista era a Silvia.
    Eu era uma miudita nessa altura mas recordo-me de ouvir falar das duas bandas.
    Estava a tentar que me avivassem a memória.

    ReplyDelete
  6. Nesta altura os concursos de música rock no” Rock Rendez Vous” e depois no “Aqui d´el Rock” transmitido pela RTP,estavam muito em voga.Era o despertar da música Rock em Portugal,feita por portugueses.Estavamos nos anos 80 ,início dos anos 90.Recordo que neste dia estava no”Colégio Bar” a beber umas imperiais e a ver os “Flávio com F de Folha”na televisão.Foi de facto, um dia cheio de emoções que estes messinenses nos proporcionaram.Bem hajam!
    M&S

    ReplyDelete
  7. Será que alguem ainda se lembra dos comentários da Paula Bravo quando trabalhava num jornal nacional.Ficou a pairar que não tinham sido muito abonativos e que falava em adulteração de uma poesia do João de Deus...Talvez tenha tido razão.
    De salientar que uma das poesias musicadas era do Eduardo que publicou o livro"A Poesia Aconteçe"
    este ano e já está esgotada a edição.Será pedir muito que a autarquia faça nova edição e que os Flavio a toquem mais uma vez...

    ReplyDelete
  8. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  9. HC

    a resposta à tua questão tardou mas pronto só hoje é que descobri este blog e este post :-)

    os Simplesmente Maria não eram de Silves, mas sim de Messines. A Silvia Benedito nunca cantou neste grupo, cantou num outro grupo de Silves (não me recordo do nome), que formou com o Danny Dias, o Estiveira e mais um ou dois (não me recordo muito bem de quem), esta banda apareceu depois dos SM e dos FFF.

    Os Simplesmente Maria era formado (com toda a certeza) por:

    Celine Verissimo - voz
    Cocas (aka Carlos Rodrigues) - baixo
    Tropa (aka Fernando da Ponte) - guitarra ritmo
    Paulo (aka Petcha) - guitarra solo
    Eduardo (este o unico de Silves) - Bateria

    Outro grupo que alguns destes elementos formaram, também nesta altura, foi os Zé Satélite, projecto que juntava SM + FFF ou seja:

    Celine - voz
    Rui Farinha - guitarra
    Petcha (ou seria o Cocas?)- baixo
    Tropa (ou seria o Quim?) - bateria

    deste grupo já não me recordo muito bem dos elementos que o formavam, já se passaram mais de 20 anos, enfim... Mas lembro-me que ainda deram alguns concertos em Faro e não sei quê mais, e a critica foi muito boa.

    Obrigado Baião pelo post e por me fazeres recordar estes tempos

    Abraço do Flávio com F de Foda, ups F de Folha)

    ReplyDelete