14/03/2010

Chico Pedro

Ando neste momento a ler sobre o grego Arquimedes, para quem já não se lembra, este senhor Arquimedes foi quem, entre outras coisas, racionalizou o princípio da alavanca e estabeleceu alguns dos fundamentos da hidrostática Tendo ficado célebre a sua frase “Dêem-me um ponto de apoio e levantarei a Terra”.
Messines também teve o seu Arquimedes, de seu nome Chico Pedro, tendo-lhe sido atribuídos vários feitos, entre eles a construção da Barragem do Daniel, situada a norte da vila, bem como uma rampa que traria o pão acabado de cozer, directamente da rua de cima para o café do Romeu.
Nunca tive qualquer contacto com o dito Chico Pedro, por isso as histórias que agora acabo de recordar, são o “peixe” que me venderam. Mas lembro que na minha juventude, Messines era povoado por uns quantos exemplares do mesmo tipo, recordo por exemplo o Zefa, o Sousa e o Diamantino - hoje temos outros - tanto outrora, como ainda hoje, sempre achei admirável a capacidade que Messines tem revelado para integrar e acolher estes nossos conterrâneos, que por uma ou outra razão se mostram diferentes.

Adenda: Como bem lembra o "Lembrador", o pão não ia para o café do Romeu, ia sim para a loja do Ferreira.



3 comments:

  1. Pertima-me uma correcção o pão não ia directamente para o café do Romeu, mas sin directamente para a Loja do Ferreira

    ReplyDelete
  2. Estás a esquecer-te da Velha Serrenha que pedia esmola de porta em porta , do Ti Raul que tinha uma égua branca que "estacionava " à porta da taberna e que dizia quadras e versos, falta també o Sainhas que eu não recodo mas que a minha mãe lembra como o que apregoava os objectos perdidos pela vila.

    ReplyDelete
  3. Obrigado caro lembrador e caro anónimo.

    Era sim senhor para a loja do Ferreira e quantos aos outros que não mencionei, mas o anónimo bem lembra, foi só por esquecimento.

    Mandem mais.

    ReplyDelete