29/09/2010

O Cine-Teatro de Messines, recordações de um tempo que já lá foi....

Obedecendo uma vez mais à rogatória que a minha consciência me dita, passo a transcrever o comentário simpático do Leonel Borrela sobre o cinema de Messines.
Um grande obrigado ao Leonel.

"Ouvi pela primeira vez o "love me do" do Beatles, "Paris en colere" de Mireille Mathieu, entre outras canções dos anos 60 e 70 do século passado, através dos altifalantes do cinema de Messines. Gostava de saber se alguém ainda tem a fita gravada dessas canções - como eu gostaria de fazer uma reprodução dela. Quanto aos filmes nem se fala. Muitas vezes passava pela janela do bar, a partir do pátio do armazém do meu avô, para o cinema. Toda a gente sabia, mas ninguém chateava. Abraço de Leonel Borrela."

6 comments:

  1. Realmente parece mesmo de tempos que já lá foram, pois também o cinema de Messines fechou portas!
    O que mais haverá para fechar em Messines? Provavelmente só as portas de nossas casas e rumar a outras paragens... quem sabe Ourique ... onde o "bolinhas" parece viver tão feliz!

    Cumprimentos

    ReplyDelete
  2. Fecha o cinema... mas só nos podemos culpar a nós Messinenses. Costumava ir ao cinema sempre ao domingo à noite quando era teenager. Tínhamos de ir à bilheteira cedo para arranjarmos bilhetes no balcão ( o mais atrás possível para se poder namorar ). A malta enchia o balcão e parte da plateia. Quem não se lembra das gargalhadas que vinham lá de baixo ? Se não me engano era o Estreia... que soltava sempre umas sonoras gargalhadas no meio das cenas mais dramáticas ou nas mais quentes. Um domingo sem cinema não era domingo para mim. Mas a vida mudou e nos últimos anos o pessoal passsou a ir ao shopping, viver à americana : primeiro o filme depois a junk food ou ao contrário. O cinema em Messines tinha bom som, boa imagem, era mais barato e até tinha pipocas...mas não sobreviveu porque os Messinenses não o frequentavam. Agora é tarde para nos lamentarmos.. afinal só temos o que merecemos.

    ReplyDelete
  3. Fecha o cinema... mas só nos podemos culpar a nós Messinenses. Costumava ir ao cinema sempre ao domingo à noite quando era teenager. Tínhamos de ir à bilheteira cedo para arranjarmos bilhetes no balcão ( o mais atrás possível para se poder namorar ). A malta enchia o balcão e parte da plateia. Quem não se lembra das gargalhadas que vinham lá de baixo ? Se não me engano era o Estreia... que soltava sempre umas sonoras gargalhadas no meio das cenas mais dramáticas ou nas mais quentes. Um domingo sem cinema não era domingo para mim. Mas a vida mudou e nos últimos anos o pessoal passsou a ir ao shopping, viver à americana : primeiro o filme depois a junk food ou ao contrário. O cinema em Messines tinha bom som, boa imagem, era mais barato e até tinha pipocas...mas não sobreviveu porque os Messinenses não o frequentavam. Agora é tarde para nos lamentarmos.. afinal só temos o que merecemos.

    ReplyDelete
  4. http://www.youtube.com/watch?v=RfGnOo5Ad7c

    ReplyDelete
  5. Pois tem razão, como tudo na vida paga o justo pelo pecador, pois eu continuei a frequentar o cinema e sempre que os filmes se adequavam fazia questão de levar o meu filho, que ultimamente apesar da tenra idade (11) já programava as tardes de domingo com 2 ou 3 colegas para o cinema de Messines.
    cumprimentos e lamentos.

    ReplyDelete
  6. Men, arranja-me um emprego por ai. Isto aqui não tem salvação.

    ReplyDelete