26/11/2009

Da Representação Humana da Natureza: Por que razão é o céu azul?

Para responder a esta simples questão que o Bolinhas me fez no outro dia, tive primeiro de aprender duas propriedades cruciais sobre o modo como a luz se desloca, a saber:

1- A luz ao deslocar-se dentro de um dado meio, seja ele qual for, ar, vidro, água etc..fá-lo sempre em linha recta.

2-A luz visível é composta por várias cores diferentes. Este facto pode ser facilmente comprovado pela observação de um arco-íris.

Guardando as propriedades acima descritas em CPU, vamos lá então ao que interessa, responder ao Bolinhas:

Existe um fenómeno na natureza conhecido pela dispersão de Rayleigh, este efeito de dispersão da luz pelas moléculas que compõem o meio, seja ela a água ou o ar, depende fortemente da cor da luz. Nem todas as cores que a compõem são igualmente dispersas, por exemplo, ao entrar na atmosfera terrestre a luz solar passa de um meio menos denso, o vazio, para um outro meio, progressivamente mais denso, a nossa atmosfera. Ao longo deste processo a cor Azul é a que sofre maior dispersão. Assim e dependendo da orientação relativa entre o Sol e o local em que nos encontramos na Terra, observaremos maior ou menor percentagem de Azul, ou de Vermelho por exemplo.

A consequência já todos sabemos qual é, o céu surge normalmente Azul e ao pôr ou ao nascer do Sol apresenta tons mais avermelhados.


Entardecer na praia do Lourenço (aka Galé pequena).

3 comments:

  1. Excelente a teoria .
    Prende-se o olhar no entardecer da imagem.
    Parabêns.
    Deixo o convite
    http://olhares.aeiou.pt/Aileh

    ReplyDelete
  2. Cara HC,

    tem jeito para a fotografia.

    Fui ao site recomendado, gostei do que vi.

    1 ab

    ReplyDelete