24/11/2009

Da Representação Humana da Natureza: Números de Fibonacci

A sucessão de números de Fibonacci, descrita primeiramente por Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci (Dc. 1200), para descrever o crescimento de uma população de coelhos, começa pelo número zero (0) seguido do um. Os termos seguintes da série são obtidos pela soma dos dois termos anteriores, ficando então:
0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55.....
O aspecto mais surpreendente desta série de números é a frequência com que o mesmo padrão é encontrado na Natureza. Por exemplo o crescimento de uma concha de nautilus segue um padrão de Fibonacci, o mesmo sucede em muitos outros casos.
Ainda mais interessante é o facto de a divisão de um qualquer termo pelo seu antecessor dar como resultado um número próximo de 1.618. O resultado é tanto mais exacto quanto maiores forem os termos utilizados.
O número, 1.618 é conhecido como a divina-proporção. O nome deve-se ao facto de vários fenómenos naturais mostrarem de algum modo “obediência” a esta proporção. Por exemplo, numa flor de girassol as sementes crescem em espirais, a razão do diâmetro de cada rotação para a seguinte é 1,618. O mesmo sucede nas pétalas de uma pinha disposta em espiral. Mas o que é mais espantoso, é que mesmo nós, humanos, crescemos com essa proporção. Se medirmos a distância que vai da cabeça aos pés e dividirmos o resultado pela distância do umbigo ao chão, o resultado será muito próximo de 1,618.

4 comments:

  1. Não sei se se aplica a todos.. Alguns tem o umbigo muito próximo dos olhos! ;)

    ReplyDelete
  2. E que tal se trocassemos um link?
    www.mussiene.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. caro Anónimo,

    É verdade nem mesmo a proporção divina se aplicará a todos.

    cumprimentos

    ReplyDelete
  4. Cara HC,

    link já adicionado.

    Obrigado

    ReplyDelete