26/11/2009

Um Bocadinho da Nossa História: Como Eu, um dia Trabalhei para a CCA.


Esqueçam o Kiss, o IRS ou o Capitulo IV, isto só para nomear algumas casas mais conhecidas na noite algarvia. Poderia ainda nomear a Cave em Alcantarilha, mas é melhor nem ir por aí. Pois dizia eu, esqueçam tudo isso, na minha geração, por volta dos quinze anos, nada disso contava. Nessa altura tudo rodava em torno de três poisos, isto com algumas variações e de acordo com a idade, eram eles a Sociedade Recreativa Messinense, o Café do Romeu e a plataforma de cimento em frente ao BNU, este depois passou a CGD e agora passou a abandonado.

A dita plataforma era onde nos reuníamos após o jantar e passávamos o tempo na conversa, era um local de encontro relevante.

O Café do Romeu era ainda socialmente mais importante que a plataforma de cimento. Neste só se entrava, por direito próprio, entenda-se, já com alguma idade, penso que tal como se passou com outros, foi aqui que tentei, juntamente com alguns amigos fazer o meu baptismo etílico. Era noite de baile na sociedade, sentamo-nos, eu e outros três e pedimos 4 imperiais, o Manel do Romeu veio, devíamos andar todos por volta dos catorze anos, olhou para nós e gritou para o balcão, “4 Sumois”. Ainda não foi dessa que bebi a primeira imperial.

Por falar no Manel. Nunca na vida vi alguém trabalhar tanto como este homem. Abria o café ainda bem cedo e só saía de lá pela madrugada dentro. Deve ter histórias do diabo para contar e que bom jeito dariam a este blog. Encontrei-o um dia destes quando voltava de Odemira, lembro-me de ter "apanhado" o Intercidades na Funcheira e lá vinha ele. Falámos um bom bocado, mais uma vez fiquei com a ideia que o Manel também merece ser elevado à categoria de intrépido messinense.

Acabei por consumar o meu baptismo etílico um pouco mais tarde. De uma forma engraçada até, o Francisco Vargas, convidou-me para fazer um trabalho para a CCA, sim é verdade, fui dos primeiros em Messines a trabalhar para a dita instituição, não revelo qual o trabalho que fiz, mas desde já vos digo que não foi nada de “importante”, como gestão de conta ou atendimento ao público, coisas que já poderiam dar o direito a usar o Dr. da praxe. Por alguma razão eu acabei em pastor, o Vargas, como então lhe chamávamos, poderia ter muitos defeitos, mas a falta de olho para o negócio não era um deles.

Pois dizia eu, o Vargas, fez-me chegar a mensagem que precisava falar comigo, engraçado como isto se fazia na altura. Note-se que eu deveria estar por volta dos quinze anos, combinamos então encontrarmo-nos no Café dos Caçadores, onde me disse ter um trabalho para eu fazer para a CCA e ao que eu respondi, “tudo bem”. Mostrou-me então o que pretendia que fosse feito e disse: “Então quanto levas por isso?”

E eu a pensar, “e agora o que e que eu digo”. Ele vendo-me a hesitar, e talvez achando que ia sair uma quantia elevada, interrompeu, “não leves muito caro que isto é para uma associação local”.

“Ok, 7500$00”, respondi.

“Feito”, respondeu ele e de seguida atirou: “agora bebes uma imperial comigo”.

Voltando ao Café do Romeu, para verem a importância que o 25 de Abril teve para Portugal, digo-vos que a primeira vez que bebi Coca-Cola, teria 9 ou 10 anos. Não que o beber Coca-Cola seja relevante para o que quer que seja, mas porra, era proibido beber tal coisa, sim, leram bem, há apenas 35 anos atrás a Coca-Cola era proibida em Portugal. A Coca-Cola e muito mais. Coisas que agora damos por adquiridas e já nem sabemos dar o valor.

Repararam que deixei a Sociedade de lado. Fica para outro Post que este já vai longo.

6 comments:

  1. Agora começo a compreender porque é que o "chico" tinha a mania de chamar carneiros a quase todos se bem que no teu caso borrego fosse mais indicado,no entanto estou em querer que ele apenas viu em ti um pardalito.Pena é que no teu sub-consciente ficou a ideia de carneirada e vai dai ficou essa mania
    de te teres dedicado ás ovelhas

    ReplyDelete
  2. Caro Cagote, O traumatizado,

    Deixe que lhe diga que nunca tive conhecimento que o Chico, como lhe chama, se dedicasse ao estudo das aves ou até mesmo à columbofilia. Presumo por isso que se refere à minha tenra idade à data dos acontecimentos. Não me queixo de nada, mal ou bem, fiz o preço para o trabalho e ele pagou o que foi pedido.
    Quanto ao resto, ao borrego e às ovelhas. É assim a vida, nem todos podemos chegar longe. Mas olhe eu sinto-me bem comigo mesmo e estou, como sempre estive, de bem com a vida.
    O Bolinhas pede-me para lhe dizer:
    “Leoni mortuo lepores insultant”
    Eu traduzo, pois presumo que possa não saber:
    Depois da onça morta, até cachorro mija nela.

    Agora se me permite uma sugestão. Ultrapasse isso, o Chico, como lhe chama, tinha, como todos nós, qualidades e defeitos. Como tal, o que quer que seja que ele lhe tenha feito e que tanto o traumatizou, já passou.
    Olhe faça como canta o nosso Jorge Palma,
    “Tira a mão do queixo não penses mais nisso,
    o que lá vai já deu o que tinha a dar
    Quem ganhou, ganhou, gozou-se disso
    Quem perdeu há-de ter,
    Mais cartas para dar”

    cumprimentos

    ReplyDelete
  3. Caro Pastor,

    Que estava ligado ao sector primário já tinha entendido, mas que tenha ou tivesse tido ligações à Caixa Agrícola confesso que me era totalmente desconhecido, mas só demonstra bom gosto... assim como ser do Messinense e claro do Benfica.

    Se está ou esteve ligado à CA alerto que brevemente tres assembleias de muito interesse se irão passar a saber;

    1. Plano de actividades e orçamento para 2010 a decorrer no dia 20.12.1009 no anfiteatro Francisco Vargas Mogo.

    2. Apreciação discução e votação do novo projecto de estatutos. Sem data marcada mas previsivelmente entre Janeiro e Fevereiro de 2010. Neste projecto além das alterações legais imperativas há uma norma que tem a ver com o processo eleitoral ( votei vencido em reunião de direcção) em que se pretende passar de 20 sócios subscritores para apresentação de uma lista a concorrer aos orgão sociais para um universo entre 120 a 150 sócios para subscrição dessa mesma lista... é quase para dizer que se tem de ganhar as eleições duas vezes :) - nota nunca houve uma direcção eleita por mais de 100 votos nos ultimos 20/25 anos a democracia no seu pleno.

    3. Ainda sem data marcada mas que decorrerá previsivelmente entre Fevereiro e Março de 2010 Eleições para os corpos sociais para o mandato 2010/2012 ... a solo so com a lista emergente da direcção ou a duo se aparecer outra lista que consiga ganhar as eleições antes... não me parece dificil mas os sócios é que decidem.

    Finalmente um aparte posso já dizer-lhe com quase uma certeza de 99% que não serei candidato (12 anos já chegam é altura de arejar um pouco, mas esse é só o meu pensamento os meus dois colegas de direcção tem um diametralmente oposto .... pudera)

    ah antes que me esqueça a lista proposta pela direcção da Instituição não tem de cumprir o preceito do numero de associados subscritores...

    Até já , mais tarde penso postar sobre isto

    ReplyDelete
  4. Caro José Paulo de Sousa, assim sem o Dr, como é já hábito.

    A minha ligação à CCA foi pontual.

    1 ab

    ReplyDelete
  5. Soberbo, meu caro pastor!
    O epiteto « o traumatizado » assenta-me que nem uma luva.
    O Bolinhas é mesmo bestial,deve ter origens no Monte Raposos só assim consigo entender essa Fidelidade.
    Segui o seu conselho e estive a ouvir Jorge Palma,adorei a letra do Optimista céptico.

    ReplyDelete
  6. Caro Jaime,

    O Bolinhas é um cão esperto.

    mas manda-me dizer-lhe que Fiel só é a mim, o seu Pastor, e lembra:

    Praeterita mutare non possumus
    (O passado não podemos mudar )

    Por mim fico contente que tenha escolhido ouvir Jorge Palma. Bom músico.

    cumprimentos

    ReplyDelete