28/11/2009

Da Representação Humana da Natureza:Porque surgem brancas, as nuvens escuras, quando observadas de um avião que as sobrevoa?

Já todos observaram nuvens escuras em dias em que a chuva se avizinha. Pois bem as nuvens, aglomerados de gotículas de água em suspensão, aparecem escuras quando vistas da terra, mas se observadas pela parte de cima, quando se viaja de avião por exemplo, já surgem de cor branca.

Tudo se deve ao modo como a luz do sol é desviada. As nuvens são formadas por pequenas gotículas com vários tamanhos e que espalharão a luz de forma diferente. Para quem observa a nuvem de baixo para cima, quanto mais densa esta for, menor será a intensidade da luz que a atravessa e, como tal, a nuvem torna-se escura quando vista da terra, simplesmente há menos luz do sol a chegar até nós.
Já para quem a observa de cima para baixo, quando a estamos a sobrevoar, o relevante é a intensidade da luz que é desviada na nossa direcção.
Como consequência das diferentes dimensões das gotículas em suspensão, todas as cores que compõem a luz acabam por ser igualmente afectadas, o resultado que nos chega é uma mistura de cores, a cor branca.


(O céu sobre Messines)

No comments:

Post a Comment