03/12/2009

Um Bocadinho da Nossa História: A Sociedade de Instrução e Recreio Messinense

Passei há pouco tempo pela Sociedade de Messines, pareceu-me estar em suave abandono, sinal dos tempos e da competição que é agora muito mais feroz. Será certamente difícil para a velha Sociedade fazer frente a estes novos tempos.
Mas nem sempre assim foi. Durante as décadas de 70 e 80 a Sociedade foi claramente o ponto de encontro em Messines, quer para os novos quer para os mais velhos. Era ali que se ia para ler o jornal (A Bola, o Diário de Notícias entre outros), ou para jogar bilhar, damas, cartas ou ainda simplesmente para beber o café e dar dois dedos de conversa.
Além de tudo o que acabo de referir a Sociedade foi ainda capaz de acolher o núcleo de xadrez de Messines, criado pelo José António Gonçalves (Zé Tó) e amigos da altura. Bastante activo, o núcleo de xadrez conseguiu dar a Messines vários campeonatos distritais, com especial destaque para o Luís Barradas que foi campeão distrital de juvenis por três vezes.
Além do xadrez a Sociedade deu ainda a muitos a oportunidade de praticar Luta Amadora e de ter acesso a uma pequena mas útil biblioteca.
Um outro ponto alto da actividade desenvolvida pela Sociedade eram os seus bailes. Normalmente efectuados ao fim de semana ou por altura de ocasiões festivas e abrilhantados por alguns grupos musicais, entre eles o do Messinense António Varela (aka Cantor Fantasma), eram sempre um acontecimento esperado e devidamente celebrado.
Para recordar aqui fica uma das músicas mais tocadas e esperadas.

3 comments:

  1. Sempre que aqui venho aprendo inúmeras coisas sobre a nossa vila.
    Da sociedade guardo as minhas memórias do grupo de dança moderna do qual fiz parte, mais uma data de raparigas e alguns rapazes, na década de 90. A nossa professora era a Mónica. Desenvolveu um bom trabalho, e era muito dedicada. O grupo ainda durou uns anitos. Bons tempos.
    Hoje em dia está a ser arranjada e remodelada. Vamos ver como fica depois da intervenção que tem sido feita. Depois é questão de ir passando por lá e participar nas actividades que a actual direcção há-de promover, e presumo que quem quiser até pode propor as suas ideias que por certo não cairão em saco roto.

    ReplyDelete
  2. Amigo CCor
    Vou puxar dos meus galões, tambem fui campeao Algarvio de Xadrez de Juniores, sendo eu (Junior) e o Barradas (Juvenil) os representantes do Algarve, num memoravel Nacional de Xadrez em Portalegre.
    Relembrar tambem as matinés de Domingo na sociedade, com os Djs de serviço Xico Sousa e moi méme.
    E as peças de teatro organizadas pela mãe da Paula Bravo, já não me lembto do nome, será Lisete?

    ReplyDelete
  3. Que belos tempos esses dos anos 70. A sociedade recreativa era o lugar de convergencia de todo o povo messinense. Ainda cheguei a pintar um cenário enorme para as festividades que se realizaram em 75 ou 76. Há uma revista que o Zé Tó me ofereceu que testemunha esse cenário simbólico de grutas em tons de vermelho negro e amarelo, mais o campeonato de xadrez. Abraço grande e amigo de Leonel Borrela

    ReplyDelete