04/12/2009

Um Bocadinho da Nossa História: A Sociedade de Instrução e Recreio Messinense (Cont.)

"Sempre que aqui venho aprendo inúmeras coisas sobre a nossa vila.

Da sociedade guardo as minhas memórias do grupo de dança moderna do qual fiz parte, mais uma data de raparigas e alguns rapazes, na década de 90. A nossa professora era a Mónica. Desenvolveu um bom trabalho, e era muito dedicada. O grupo ainda durou uns anitos. Bons tempos.
Hoje em dia está a ser arranjada e remodelada. Vamos ver como fica depois da intervenção que tem sido feita. Depois é questão de ir passando por lá e participar nas actividades que a actual direcção há-de promover, e presumo que quem quiser até pode propor as suas ideias que por certo não cairão em saco roto."    comentário de Tânia Mealha

Antes de mais, o meu obrigado à Tânia pelo seu comentário.
Mais uma vez e cumprindo a regra da casa, achei por bem passar este comentário à categoria de Post e, aproveitando a deixa, proponho desde já uma ideia que a Sociedade poderá, em princípio, cumprir.
Penso fazer falta em Messines uma Biblioteca. Atenção que não falo de uma sala cheia de livros, para isso mais vale estarem quietos. Uma Biblioteca é muito mais do que isso. Terá de ser um espaço que tenha obviamente livros, que as pessoas possam requisitar e levar para casa por uns dias, mas que dê também acesso a uma videoteca, a computadores e à internet. Que dê formação aos mais infoexcluídos e os ajude a entrar neste mundo novo da web, que dinamize actividades de discussão de vários temas e cursos. A Sociedade poderia cumprir perfeitamente este papel virando-se para um público-alvo mais adulto e que é muitas vezes esquecido.

PS-Também sei que ideias há muitas, mas dinheiro para as concretizar é que há pouco.

8 comments:

  1. Sobre a Sociedade das matinés aos fins de semana e os bailes de carnaval, não sei se se poderá continuar a falar... Mas em Junho deste ano foi eleita uma nova direcção, da qual faço parte, sobretudo gente ligada ao Grupo de Teatro Penedo Grande. O objectivo principal era evitar o encerramento desta colectividade, logo no ano em que comemora o seu 80ºaniversário. Porque esta era realmente a situação que encontramos... Estamos a tentar inverter a situação e projectos não nos faltam. Até agora temos tido uma ajuda preciosa da Junta de Freguesia de Messines e da Câmara Municipal, para as obras. Depois da sua conclusão, o que vier será do nosso esforço e de quem nos quiser ajudar... todos serão bem vindos, toca a passar palavra...
    Já agora, parabéns a esta "estação" e cumprimentos calorosos ao Bolinhas :)

    ReplyDelete
  2. Obrigado Paula.

    Não te sabia frequentadora da Estação. Fico contente.

    Embora dentro das limitações que a distância me impõe, estarei sempre disposto a ajudar no que for preciso. Nisto da sociedade ou em qualquer outra coisa.

    O Bolinhas também agradece os cumprimentos.

    ReplyDelete
  3. quem é que se lembra do chico sousa a colocar musica?

    ReplyDelete
  4. Amigo “Ccor”,
    Antes de mais respeitosos cumprimentos ao Eliseu e ao Bolinhas. Sobre a frase que termina este post: “PS-Também sei que ideias há muitas, mas dinheiro para as concretizar é que há pouco.” - eu acrescento ainda “E o pouco que vai havendo é utilizado para coisas estapafúrdias sob a capa das contrapartidas de privados.” Se quem manda neste concelho se preocupasse com ele em vez do Museu do Trajo, do “Hotel para Linces” e das mesas para piqueniques perdidas na serra do Funcho teríamos contrapartidas negociadas para que se construísse uma Escola Primária em condições, um terminal rodoviário ou um Centro de Novas Tecnologias.
    Eu durmo descansado sabendo que os linces estão seguros em Espanha e que os trajes “típicos de Messines” estão expostos num qualquer Museu do Algarve… já me custa é mais a adormecer sabendo que as nossas crianças não têm condições para estudar, que os utentes dos autocarros apanham frio e chuva enquanto esperam e que nada se faz para colocar esta terra “up to date”!
    Atenção que nesta questão a culpa não pode ser apontada aos privados… eles apenas executam o que lhes é proposto… fosse a proposta o “Centro de Protecção e Procriação do Gambuzino Lusitano”, para eles era igual!

    ReplyDelete
  5. Ups, coloquei um comentario no post anterior, é o que dá começar a ler pelos mais antigos.

    Paula um beijo especial para ti e peço desculpa por nao ter a certeza do nome da tua mae.

    As matinés dos anos 80 foram obra de dois putos e uma boa fonte de rendimento da sociedade. Como foi dificil convencer o Fernando Furia(pai do Manaca) e os membros da direcção a permitirem as mesmas.
    E aparecia pessoal de Silves, Albufeira, etc.
    E ninguem podia beber na sala por causa do chao de madeira, claro excepto eu e o Xicom, que tinham as garrafas escondidas na sala.

    ReplyDelete
  6. cara HC,

    Já não me lembrava do Chico Sousa.

    obrigado

    ReplyDelete
  7. caro Paulo,

    apetece dizer, "isto está tudo ligado".

    Não só concordo como compreendo bem as dores do meu amigo.

    1ab

    ReplyDelete
  8. Caro CCOR e eu não me lembrava do carrasqueiro, isto está como as cerejas.

    E lembras-te da RCM - Rádio clube messinense? :-))))

    ReplyDelete